sábado, 4 de janeiro de 2014

VOU PARA CUBA DE BRASÍLIA

O governo cubano assinou um decreto permitindo que os cidadãos possam comprar carros zero quilômetro e usados. Com os embargos econômicos impostos por muitos países, principalmente os Estados Unidos, exceto pelos carros oficiais, a frota cubana é composta por automóveis americanos dos anos 1950, do período anterior à revolução que colocou Fidel Castro no poder. O problema é que os carros oferecidos agora são taxados em, no mínimo, 450%, dependendo do modelo e ano de fabricação. Considerando que o salário médio de um cubano é de 700 pesos (aproximadamente R$ 70) e um carro usado não sai por menos de R$ 30 mil, o governo cubano deve estar pensando que os carros são feitos com peças de LEGO, e que o cidadão pode comprar parafuso a parafuso e ir montando através dos anos. Mas, se o pessoal vender seus carros velhos já vai dar para comprar uns quatro pneus meia-vida.  No entanto, os carros das funerárias estão isentos desse imposto. Como Fidel já está no "bico do corvo", deve estar legislando em causa própria e pensando no futuro próximo. Não vai querer que seu caixãosacudindo em um carro velho.
Importadores independentes (também conhecidos como receptadores) do Paraguai já ofereceram algumas centenas de veículos, quase zero, porque rodaram somente o suficiente para atravessar a fronteira do Brasil com o Paraguai.

O governo brasileiro considerou 450% um absurdo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega ficou tão indignado que, durante uma entrevista, soltou essa: “Fidel só pode estar maluco para querer competir com o Brasil em termos de taxação sobre os automóveis”. Um assessor de Mantega, que pediu para não ser identificado, confidenciou ao blog Corintiano Alfabetizado que o ministro mandou "plantar" um informante dentro da embaixada brasileira, em Havana, para se inteirar dos detalhes e, digamos, copiar e colar essa ideia ao regressar ao Brasil. Mantega acredita que o Brasil deve estar sempre um passo adiante na vanguarda... do atraso tributário e que somente ganhar a Copa do Mundo é muito pouco para uma nação como a nossa, com vocação "padrão Fifa".
Pra mode a gente se amar peladius em Havana

imagem - fashion.me


Nenhum comentário:

Postar um comentário