quarta-feira, 1 de maio de 2013

CAXIROLA NUCLEAR



Houve tumulto durante o jogo Bahia e Vitória, no Estádio da Fonte Nova, quando torcedores do Bahia, indignados por estarem sendo derrotados, e com a atual situação do time, começaram a protestar, atirando no meio do campo, as caxirolas que foram distribuídas na entrada.  Nesse dia, a caxirola foi utilizada oficialmente, como instrumento-símbolo do Brasil para as Copas das Confederações e do Mundo. O episódio já ganhou até o apelido de “Revolta da Caxirola”. Depois do espisódio, a Fifa e o Col decidiram “reavaliar os riscos que o instrumento pode trazer à integridade física dos torcedores e jogadores”.
Já pensou se o instrumento-símbolo fosse um surdo ou um piano, aí, sim, o estrago ia ser grande, né?

Quando se começou a pensar na escolha de um instrumento- símbolo, a primeira opção era um mini berimbau, mas acho que a CBF ficou com receio de que os torcedores começassem a usá-lo como um arco e a baqueta/vaqueta (aquela vareta) como flecha.  Aí ia ser mesmo difícil errar o alvo... 


A vuvuzela, apesar de barulhenta, nunca foi utilizada para ferir alguém, pelo menos intencionalmente, muito embora alguns torcedores tenham dado entrada em hospitais sul-africanos com ela entalada no traseiro (é sério), mas, nesse caso, era só uma questão de preferência pessoal , de, literalmente, foro íntimo, e ninguém tem nada a ver com isso.
Quando o Carlinhos Brown apresentou sua invenção, o primeiro pensamento que tive foi: “Que bagulho rídiculo é esse, mano Brown?” Achei que ele não devia bater muito bem da... caxirola.
Há algumas semanas, o jornal inglês The Guardian publicou uma reportagem em que dizia que a caxirola lembrava uma granada de mão e era muito parecida com outro instrumento que já havia sido proibido nos estádios europeus, por causar ferimentos. Na verdade, a caxirola lembra a caxixi, outra parte do berimbau, usada como chocalho, e não uma granada, como afirma o jornal. De qualquer maneira, nem tinha pólvora. Parecia míssil norte-coreano: direto para o chão. Por isso, acho maldade apelidar Carlinhos Brown  de homem berimbomba.
Caxirola deu chabu

Nenhum comentário:

Postar um comentário